10 motivos para conhecer a Serra da Canastra e Capitólio

A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo, e o velho baú guarda segredos e tesouros naturais que pouca gente conhece.

Berço de duas importantes bacias hidrográficas do Brasil, a Serra da Canastra, também é lar de diversas espécies raras e ameaçadas de extinção. Ponto de encontro da Mata Atlântica com o Cerrado, a região é o cenário perfeito para o ecoturismo e o turismo de aventura.

Quer mais motivos para explorar essas bandas de Minas Gerais? Então, confira a lista de 10 motivos para você conhecer a Serra da Canastra e Capitólio:

1 – Que tesouros guarda esse baú? 

É no alto da serra, que em uma formação rochosa nasce um dos mais importantes rios do Brasil, o rio São Francisco, que atravessa cinco estados e mais de quinhentos municípios, ligando o sudeste ao nordeste do país. 

A área de proteção que guarda a nascente histórica do Velho Chico é uma das paradas obrigatórias para quem visita o parque.

O velho “baú” visto de longe

2 – A maior queda d’água do rio São Francisco

A cachoeira da Casca d’Anta, é a maior queda do Velho Chico, com 186 metros de altura. Existem caminhos para o mirante no topo da queda e para a piscina natural na sua base. 

Tanto na parte alta quanto na baixa, é possível fazer uma pausa para banho e mergulho, mas fique atento às sinalizações do parque e siga as instruções do seu guia. Quanto a origem do nome da cachoeira, Casca d’Anta é o nome de uma árvore comum na região nas quais antas se esfregam para curar ferimentos superficiais.

3 – Onde nascem os rios

A altitude do Parque Nacional da Serra da Canastra, pode chegar aos 1.500 m acima do nível do mar, e as rochas frias da sua composição geomorfológica fazem da Canastra um verdadeiro berçário de rios, são diversas nascentes e inúmeras cachoeiras para banhos refrescantes! 

Além do São Francisco, alguns dos principais rios da bacia do rio Paraná também nascem no alto da serra.

4 – Ação!

Cenário perfeito para aventuras, a Serra da Canastra une terra, água e ar para fazer subir a adrenalina. São diversos esportes de ação que você pode praticar na região como: caminhada, corrida, escalada, rapel, mountain bike, esportes aquáticos, trilhas de motocicleta e passeios em 4×4 estão ao alcance dos milhares de turistas que visitam o parque todos os anos.

Rapel na Canastra

5 – Muita vida selvagem, bicho!

Uma biodiversidade única é preservada dentro dos limites do Parque Nacional da Serra da Canastra

São diversas espécies de animais e vegetais coexistindo em perfeito equilíbrio, algumas delas endêmicas como o raríssimo tatu-canastra, mas também o tamanduá-bandeira, veado-campeiro, lobo-guará, gaviões, corujas, tucanos, emas e seriemas, quatis, e outras espécies raras como pato-mergulhão, lontra, macaco sauá e onça parda.

6 – Cama e café

A oferta de hospedagem na região da Canastra e Capitólio MG é variada como hotéis, pousadas, hostels e campings. O maior município no entorno do Parque Nacional é Passos.

Caso você prefira fugir dos centros urbanos, dá para desfrutar de hotéis-fazenda que são perfeitos para ter um contato intenso com a natureza. O mais importante é relaxar e poder desfrutar da Serra da Canastra com toda a tranquilidade do mundo! 

7 – Todas as rotas te levam para Serra da Canastra

Belo Horizonte está distante de carro apenas cinco horas, da região da Canastra e Capitólio. O Lago de Furnas, em Capitólio, conhecido como “mar de Minas”, é uma opção próxima para mineiros que querem dar um mergulho.

Já de outras capitais próximas, a viagem de carro pode durar: São Paulo – em torno de sete horas, Goiânia – nove horas, Brasília e Rio de Janeiro – um pouco mais de 10 horas de viagem.

Mirante no Lago de Furnas, Capitólio (MG)

8 – Aqui se come bem!

Neste lugar, a cozinha mineira ganha um sabor especial com o mundialmente famoso queijo Canastra, uma receita centenária e totalmente artesanal premiada em competições gastronômicas no Brasil e na Europa. 

O queijo é só um dos sabores que você encontra aqui, temos frutas do cerrado, doces caseiros, pão de queijo e a tradicional cozinha mineira que põe à prova qualquer dieta.

9 – O nosso jeitim mineirim

Hospitalidade também é um dos motivos que encantam quem viaja para a Serra da Canastra e Capitólio.

A alegria e simplicidade do povo de Minas, sempre de portas abertas e com cafézinho passado na hora pra servir seus visitantes, são marcas registradas. Certeza de conhecer aqui amigos para a vida inteira.

Emas no alto do Parque Nacional da Serra da Canastra

10 – Descubra um baú de tesouros

Como um baú de tesouros pronto para ser descoberto, a Serra da Canastra guarda muitas surpresas para você, cheia de histórias, lendas, cultura e gastronomia. Belezas naturais que só esse cantinho de Minas Gerais pode oferecer. 

Ainda não se convenceu?

Se todos esses motivos não forem o suficiente para você partir com destino a Serra da Canastra e Capitólio, a região vem despontando como destino turístico nacional, mas ainda preserva muita tranquilidade e segurança para os turistas, aliados a excelentes passeios e rede hoteleira com preços bem justos. 

Fale com a Canastra Trips e descubra pacotes de viagem que cabem no seu bolso. Venha curtir a Serra da Canastra e Capitólio MG com a gente!

WhatsApp: +55 35 99731-1500

Instagram: @canastratrips

Facebook: @canastratrips

Deixe um comentário

MENU